DIA 1: AEROPORTO CASABLANCA MED V – TRANSFERÊNCIA PARA (HOTEL)
Na chegada a Casablanca, a maior cidade do país; você será encontrado e transferido para o seu hotel. (Depende da sua hora de chegada …
DIA 2: CASABLANCA – RABAT – FES
Deixando Casablanca a capital econômica do Marrocos, viajamos para Rabat, onde veremos o Oudaya Kasbah e seus lindos jardins. Este Kasbah de Oudaya está localizado no rio Abou Regreg. Foi construído durante o reinado da dinastia almóada em 1150 dC. O Mausoléu de Mohamed V e Hassan II, e a Torre Hassan, que é o minarete de uma mesquita incompleta em Rabat, foram construídos em 1195 dC. A torre destinava-se a ser o maior minarete do mundo com a mesquita. Depois de terminarmos nossa excursão em Rabat, nos dirigimos a Fez na estrada expressa. Na estrada, você será fascinado por milhares de oliveiras e fazendas nos dois lados da estrada. Na chegada a Fes, nós verificamos no hotel a noite.
DIA 3: FES (SIGHTSEEING TOUR COM O SEU GUIA, FES MEDINA)
Aqui vamos para outra aventura através da capital intelectual de Fez, que foi considerada Meca do Ocidente e Athena da África.É a maior cidade do país depois de Casablanca, com uma população de aproximadamente 1 milhão.Esta cidade é a antiga capital e uma das quatro cidades imperiais do país. Fes é composto por três partes distintas, Fes El Bali, que é a parte mais antiga cercada por um grande muro, onde existem mais de 9000 ruas estreitas e aliados. Fes-Jadid ou o novo Fes abriga o Mellah, o bairro judeu e a Ville Nouvelle (a mais nova seção de Fes) criada durante a ocupação francesa.
Fes El Bali é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua medina é a maior do mundo. Entre suas ruas estreitas e aliados é a universidade mais antiga do mundo. A Universidade de Al-Karaouine foi fundada em 859 DC e ainda está operando atualmente.
DIA 4: FES – MOULAY DRISS – VOLUBILIS – MEKNES
No caminho para Meknes, voltaremos no tempo para o século III, visitando o mais importante sítio arqueológico de Marrocos.
Volubilis, tem as ruínas romanas melhor preservadas nesta parte do norte da África. Estas ruínas romanas foram listadas como Património Mundial da UNESCO em 1997. Está prevista uma visita guiada de 45 minutos.
De Volubilis seguimos nosso caminho para Meknes que recebeu o nome de uma tribo berbere que era conhecida como Miknasa nas fontes medievais do norte da África. Meknes era a capital do Marrocos sob o reinado de Moulay Ismail (1672-1727). Ele construiu nos celeiros engenhosamente projetados, arquitetura realmente fascinante de janelas minúsculas, paredes volumosas onde ele usou armazenar grão e feno para alimentar os 15.000 cavalos dele não comida para humanos. Pararemos também para tirar fotos do Bab AL Mansour, o Grande Portão construído no século XI pelo Rei AL Mansour Adahbi.
DIA 5: MEKNES – MIDELT – ZIZ VALLEY – ERFOUD – MERZOUGA (HOTEL EM DUNES)
Este é um longo dia de condução, onde vamos conhecer diferentes cores do reino, deixando a antiga cidade marroquina de Meknes. No caminho, passaremos pela cidade mais moderna do país, Ifrane. Este nome berbere de Ifrane significa cavernas e é apelidado no Marrocos como um pouco da Suíça, uma vez que é uma cidade muito verde e é uma estância de esqui na região do Médio Atlas de Marrocos por causa de sua alta altitude em 1665 metros. Ifrane é conhecido também pela universidade privada da Irmandade, fundada em 1997 pelo rei de Marrocos Hassan II e pelo rei da Arábia Saudita Fahd. Todas as aulas são ministradas em inglês e é uma universidade internacional. O almoço será marcado em um vilarejo berbere chamado Midelt, situado no sopé da parte oriental das montanhas do Alto Atlas. Deste platô começamos a cruzar montanhas difíceis que ainda estão assentadas por uma grande comunidade berbere. As paisagens aqui incluem o oásis de palmeiras em Jbel Ayachi (a 3747 m).
Em seguida, percorremos as curvas para entrar na zona pré-saariana, passando por Errachidia e Erfoud, famosa por sua cerâmica e pelas interessantes jazidas de fósseis. Os fósseis são uma indústria importante em Erfoud, há cerca de 350 milhões de anos, a região em torno de Erfoud fazia parte do imenso oceano. Encaminhando-se para as dunas marinhas de Erg Chebbi em Merzouga, via Rissani, a cidade natal da dinastia Alaouist, onde o xerife de Moulay Ali começou a unificar o Marrocos sob sua bandeira vermelha no início do século XVII. De um vasto planalto, você ficará impressionado com as enormes dunas de areia de Merzouga que aparecem do horizonte. Jantar e noite no nosso hotel.
DIA 6: MERZOUGA – ERG CHEBBI DUNES (EXPLORAÇÃO DO DESERTO – CAMEL TREK SUNSET)
De manhã, passamos pelas dunas de areia passando por paisagens fabulosas à beira do Erg Chebbi, as maiores dunas de areia do Marrocos. Vamos ver muitas tendas negras nômades no meio do nada. Vamos parar por uma família nômade para tomar chá e ver como é a vida não-ádica. Saímos em nossa jornada e descobrimos a vida nômade do povo Touareg visitando Khamlia, uma aldeia onde nada foi mudado através dos séculos. Ou almoçamos aqui na aldeia de Khamlia ou voltamos para o hotel e almoçamos lá. Depois de um curto intervalo, vamos em um passeio de camelo para conhecer uma das vistas mais fascinantes que você nunca vai ver, o pôr do sol soberba no meio das dunas altas de Merzouga. Esta noite vamos ficar em um acampamento no deserto e desfrutar de uma vista maravilhosa das estrelas.
DIA 7: MERZOUGA – RISSANI – TODRA GORGES
De manhã visitaremos Rissani e o Mausoléu do fundador da Dinastia Alaouite de Marrocos. Esta cidade silenciosa foi a antiga capital de Tafilalet e sua localização está em uma encruzilhada entre o norte e o sul, o que levou a cidade a um importante status de antigo centro de caravanas principais. Até agora, Rissani continua a ser um importante centro comercial na região, com um grande souk, particularmente animado às terças, quintas e domingos. Foi notado por sua pele e pele de cabra de negociação nos tempos antigos.
127 km de Rissani são os grandes desfiladeiros de Marrocos Todra Gorges, que estão situados além das altas montanhas do Atlas. Aqui, as paisagens contrastantes lembram os visitantes do Colorado, com seu planalto alto, desfiladeiros, grandes canyons e seus picos às vezes estilhaçados pela erosão. Vários picos nesta área excedem 4000 m, com Jbel Saghro 2500 me Jbel Mgoun a 4068 m sendo o pico mais alto nesta parte do Alto Atlas. Esta área é preenchida por Berbers. Aqui você pode desfrutar de uma caminhada entre os canyons fabulosos.
DIA 8: GORGES DE TODRA – DADES VALLEY – OUARZAZATE
Dos grandes cânions de Todra percorremos a estrada de 1000 kasbahs. Há enormes Kasbahs em ambos os lados da estrada. Algumas dessas antigas casas fortificadas são restauradas, mas infelizmente muitas delas são ruínas. Uma visita a um desses kasbahs está marcada ao ver Amarhidil Kasbah. Passamos por uma cidade chamada Boumalne, situada à beira do vale de Dades, que nasce nas montanhas do Alto Atlas, dando vida a uma enorme comunidade berbere por sua rica agricultura. Ao longo deste vale, outro vale, chamado vale de rosas, aparece com as cores verdes de suas plantas de alfafa, oliveiras, figueiras e uvas. Este vale dá origem a uma rosa da qual os habitantes locais produzem diferentes produtos cosméticos, como sabonetes, perfumes e cremes para a pele. Os habitantes locais celebram esta rosa organizando um festival nacional no final de abril.
Chegando a Ouarzazate (Hollywood da África, a porta do deserto). Esta é uma cidade situada no meio de um planalto, ao sul das montanhas do Alto Atlas. É principalmente habitada por berberes, que construíram muitos dos kasbahs e edifícios proeminentes para os quais a área é conhecida. Um desses edifícios é Taourirt Kasbah criado no século XVII.
Esta cidade é apelidada de Hollywood de África porque foi notada como uma locação de filmes, com os maiores estúdios do Marrocos convidando muitas empresas internacionais de cinema a filmar seus filmes como: Lawrence da Arábia (1962), The Living Daylights (1987), The Última Tentação de Cristo (1988), A Múmia (1999), Gladiador (2000), Reino do Céu (2005), Kundun de Martin Scorsese (1997) e Babel (2005). Jantar e noite em um hotel.
DIA 9: OUARZAZATE – AIT BENAHDDOU – TAROUDANT
A 35 km de Ouarzazate encontra-se o Kasbah fortificado de Aït Benhaddou, construído no século XI. Certa vez, esse Kasbah era a antiga rota de caravanas entre o Saara e Marrakesh. Ele está situado em uma colina ao longo do rio Ounila e tem alguns belos exemplos de kasbahs, que infelizmente sofrem danos durante cada tempestade e vendaval. A maioria dos habitantes da cidade agora vive em uma vila mais moderna do outro lado do rio; no entanto, cerca de cinco famílias ainda estão vivendo dentro deste Kasbah ..
Após a visita de Ait Benhaddou Kasbah, iremos conduzir pela cidade de Taroudant para o alojamento num hotel.
DIA 10: TAROUDANT – AGADIR – ESSAOUIRA
Cerca de 70 kms de Taroudant, é a cidade de Agadir. A capital dos berberes, uma vez que é a maior cidade berbere do reino. Agadir é também uma cidade muito moderna que está localizada na costa do Oceano Atlântico, perto do sopé das montanhas do Atlas. Tem o porto pesqueiro e comercial mais importante de Marrocos, é o primeiro porto de sardinha do mundo (exportando cobalto, manganês, zinco e citrinos). É também uma estância balnear com longas praias arenosas. Por causa de seus grandes edifícios, estradas largas, hotéis modernos e cafés de estilo europeu, Agadir não é uma cidade típica do Marrocos tradicional, mas é uma cidade moderna, movimentada e dinâmica e muito famosa por seus frutos do mar.
Ao longo do oceano, percorremos quase 200 km em direção a Essaouira. No oceano Atlântico esta cidade tem casas pintadas de branco com janelas e portas azuis, uma imagem bem projetada. Desde o século XVI, Essaouira também é conhecida pelo seu nome em português de Mogador. O nome berbere significa a parede, uma referência às muralhas que originalmente cercavam a cidade. Jantar e noite em um hotel em Essaouira.
DIA 11: ESSAOUIRA (EXPLORE ESSAOUIRA NO SEU PRÓPRIO PACE)
Um dia de seu próprio lazer. Você pode explorar e desfrutar de Essaouira é bem conhecida pelo seu kitesurf e windsurf, com o poderoso vento comercial. Passeios a cavalo, passeios de camelo ao longo da praia, andar de moto são atividades que você pode desfrutar durante a sua estada em Essaouira. É também conhecido pelos deliciosos frutos do mar.
Em Essaouira, várias pequenas galerias de arte são encontradas por toda a cidade. Desde 1998, Essaouira está se tornando conhecida pelo Festival de Música Mundial de Gnaoua, normalmente marcado para a última semana de junho. Traz artistas de todo o mundo. Embora focado na música de Gnaoua, inclui rock, jazz e reggae. No início de 1952, o diretor de cinema e ator Orson Welles fez seu filme Othello. Agora existe um quadrado chamado Orson Welles.
Ou você pode simplesmente passar o resto do dia relaxando em seu hotel.
DIA 12: ESSAOUIRA – MARRAKECH
A meio caminho entre Essaouira e Marraquexe, verá enormes árvores de argan em ambos os lados da estrada. Estas árvores de Argan são freqüentemente escaladas por cabras. O óleo de argão é produzido por várias cooperativas de mulheres e é usado para preparar cuscuz, saladas e é tradicionalmente usado como tratamento para doenças de pele antes de ser fundado como bom o suficiente para cosméticos por fabricantes europeus. Uma parada em uma dessas cooperativas é digna de ver como as mulheres berberes espremiam os frutos de Argan entre as mãos para extrair esse óleo precioso. Chegamos ao nosso hotel em Marraquexe e, se o tempo permitir, sairemos para um passeio.
DIA 13: MARRAKESH, VISITA DE CIDADE GUIADA COMPLETA
De manhã, uma visita guiada completa será marcada para descobrir Marraquexe, que é conhecida como a “Cidade Vermelha”. Marraquexe é a mais importante antiga cidade imperial da história do Marrocos. Está situado perto do sopé da montanha de Atlas coberta de neve. Como todas as cidades antigas, Marrakech compreende uma antiga cidade fortificada, a Medina, e uma cidade muito moderna chamada Gueliz, construída durante a ocupação francesa. Marrakesh tem o maior mercado tradicional (souk) de Marrocos e também tem uma das praças mais movimentadas da África e do mundo, a Jamaa el Fna. A praça é cheia de contadores de histórias, vendedores de água, dançarinos, encantadores de cobras e músicos. Durante a noite a praça se transforma em um enorme restaurante ao ar livre.
Durante a nossa visita, vamos ver a Mesquita Koutoubia, construída no século XII no reinado da dinastia Almoravid. Vamos passar por ruas estreitas e aliados na cidade antiga. Nós vamos passar por “sete santos” que durante o reinado de Moulay Ismail, a festa dos sete santos foi fundada pelo pedido do sultão. Os túmulos de várias figuras de renome foram transferidos para Marrakesh para atrair peregrinos. Caminhe de volta ao hotel para jantar e noite…
DIA 14: MARRAKESH (EXPLORE MARRAKESH MARKETS NO SEU PRÓPRIO RITMO)
Após a visita guiada completa, você poderá descobrir mais desta Cidade Vermelha de Marraquexe por conta própria e familiarizar-se com os becos da medina. Você pode fazer uma excursão de compras por conta própria em um mercado local e as lojas espalhadas pela Square ou passar sua última noite aproveitando as instalações marroquinas tradicionais de seu hotel.
DIA 15: MARRAKESH – CASABLANCA MED V AIRPORT
Um transfer privativo do aeroporto de Marraquexe para o Casablanca Med V, de acordo com os detalhes do seu voo, será exibido.
Tour inclui:
– Translado de chegada
– Motorista particular
– Ar-condicionado 4 × 4
– Combustível
– Berber Camp (cama, jantar, café da manhã)
– Camelo trekking “1 camelo por pessoa”